Lista de Perícias G.L.A.S.S. 4 (incompleta)
E aí, pessoal?! Beleza?
Eu consegui fazer a relação de perícias vs. habilidades até agora. Mas ainda não consegui colocar as funções de todas as perícias. Em especial das de Ofícios, que considero menos importantes pra realizarmos o Live. Por que? Simples, diversas delas tem funções somente fora do jogo, que não poderiam ser realizadas na atual proposta de campanha (Nós estamos viajando, lembram? E eu, pelo menos, não conheço forjas móveis além das dos Goblins...). Para que se interessou por uma determinada perícia de ofícios, pergunte-me como funcionará e eu responderei e provavelmente atualizarei a lista. Mas não significa que vou postar aqui direto... Outras eu ainda não tive tempo de preencher mesmo, e outras ainda estão em segundo plano por serem inviáveis aos personagens no atual momento e a falta de tempo não nos permite firulas (Tipo Estudo Arcano, que também estará restrito, ou as Esgrimas, que ainda não foram totalmente desenvolvidas...).
Sem mais delongas, o download da lista:
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Bom, esta é a lista. Cada nível custa, como de costume, em pontos de experiência ele mesmo. (nível 1 custa 1 exp, nível 2 custa 2 exp...). Cada habilidade tem de ser comprada para ser usada, e custa o que está nos '[]'. Mas há um detalhe: Somente para aqueles que tem como aptidão relacionada àquela perícia. Os que tem aptidões diversas pagam 1,5x arredondado para cima do preço estipulado. Continua não sendo possível gastar 0,5 pontos de experiência. Para usar uma habilidade, vocês tem de comprar a habilidade e PELO MENOS o nível 1 da perícia à qual ela corresponde. Suas habilidades serão anotadas na guia de habilidades de suas planilhas, assim como as perícias, nos seus respectivos níveis, serão anotadas na guia de perícias.
Em sua maioria, as Habilidades pertencem a perícias. Mas haverão determinadas habilidades isoladas, como por exemplo as relacionadas a alguma arma mágica que deve ser dominada (A exemplo da Windslash, arma do Laureon, perdida em algum lugar, que tinha a habilidade de desarmar através do vento que gerava ("Ventania!"). Esta era sua primeira habilidade. Seguiam-se outras duas que nunca foram descobertas por ninguém... Eu vou contar, só pra ser legal com vocês: Uma que desviava qualquer tipo de ataque enquanto o portador a utilizasse ("Tornado!") e outra que causava dano direto ao alvo que o portador apontasse - como uma varinha ("Relâmpago!"). Ela fazia parte de um conjunto de armas elementais que geraram bastante confusão. Vocês definitivamente já ouviram falar delas, então podem usar parte dessa informação em [ON].). Algumas perícias também não tem Habilidades. Estas são uma progressão direta de alguma característica inata do personagem (pelo menos deveriam ser, não sei se anotei assim na lista).
Sim, todas as coisas custam muito caro quando começamos a aprendê-las.
Isso é por que eu percebi que as habilidades que desenvolvemos em um determinado campo do conhecimento fazem com que outras habilidades relacionadas melhorem em conjunto. Mas para aprender algo novo, teremos sempre dificuldade. Por isso, cada habilidade tem um preço para ser adquirida em separado do campo do conhecimento ao qual se refere. Outra coisa interessante: Se você já tem o nível 4 de Arquearia Arcana, somente com a habilidade de Flechas Venenosas, você pode adquirir o nível 4 de Flechas Explosivas somente gastando o preço daquela habilidade. Por que? Por que seu personagem já tem uma certa aptidão com aquelas habilidades por utilizar outras semelhantes! Fantástico, não?! =D
Bom pessoal, por enquanto é isso!
Um abraço,
Flávio "Lua )" - Arauto do Grupo 'O Graal' de Live Action Medieval