O Graal .:. MG

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Enquete sobre o sistema de magia

Qual, na sua opinião, é o melhor sistema?

27% 27% [ 3 ]
9% 9% [ 1 ]
9% 9% [ 1 ]
55% 55% [ 6 ]
Total dos votos : 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 10:08 am

Bb (Riza)

avatar
Membro
Membro
Essa enquete tem a finalidade de definir quantos efeitos de magia uma pessoa deveria receber de acordo com as escolas e níveis que comprou.

Apresentando os dois sistemas

Sistema do Lua

O número de efeitos é definido somando o número de escolas que você possui com o número de níveis.
Ex:
Você tem geomancia nível 3 com as habilidades fogo e água.
Isso te da direito a ter 5 efeitos que podem ser todos de fogo, todos de água ou intercalados entre os dois [2 de água e 3 de fogo por exemplo]
Você também pode conversar com outras pessoas que tem geomancia de fogo/água e se elas possuírem um efeito que você já não possui você pode aprende-lo, mas aprender um efeito que ninguém mais tem é impossível.
Colocando em números você gastou 12 xp [consideram que tenha aptidão em magia] e tem 5 efeitos, no caso de teomancia ou arcana você gastaria 16 xp e também teria 5 efeitos.

Sistema Bb/Thomas

O número de efeitos que você possui é definido pelo número de escolas vezes o número de níveis.
Ex:
Você tem geomancia nível 3 com as habilidades fogo e água.
Isso te da 6 efeitos sendo obrigatoriamente 3 em fogo e 3 em água.
Você também pode conversar com outras pessoas que tem geomancia de fogo/água e se elas possuírem um efeito que você já não possui você pode aprende-lo, mas aprender um efeito que ninguém mais tem é impossível.
Colocando em números você gastou 12 xp [consideram que tenha aptidão em magia] e tem 6 efeitos, no caso de teomancia ou arcana você gastaria 16 xp e também teria 6 efeitos.


Ideia de compra Bb/Thomas

Para que a magia dos personagens possam evoluir quando não houver um efeito disponível no jogo, o mago poderia pagar 2 ou 3 vezes o nível da magia em xp para obtê-lo.

Enquete by Bb e Thomas

Nota da Bb: A ideia da enquete não foi minha...


2 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 10:34 am

kaknunes


Membro
Membro
O sistema de magia atual não é ruim, pelo menos na minha opinião. Mas a proposta da Bb/Thomas me parece boa. Acho que vai dar um plus pra quem tem níveis maiores de magia, pelo menos pra diferenciar um pouco níveis próximos até os efeitos serem divididos por níveis.

3 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 10:45 am

cristiano939

avatar
Ministro
Ministro
sendo muito sincero
não vi tanta diferença entre um e outro.

Só pra ver se eu entendi
efeito são as magias, certo?

só achei que o metodo de evolução da bb e do thomas muito caro,
gasto 2xnivel ou 3xnivel pra ter UMA magia a mais,
é muita coisa.

pro mago sempre é bom ficar evoluindo,
logo acho que talvez assim, o nivel de pericia de magia que ce tem, vc ganha +2 magias.

exemplo:

ce tem geomancia 1, entao tem duas magias de nivel 1
comprou geomancia 2 entao ganha mais duas magias de nivel 2
geomancia 3, mais 2 magias de nivel 3

CASO queria adicionar magias de um respectivo nivel, deveria comprar a pericia novamente para poder ter mais duas magias.

os magos criaram as magias, druidas e clerigos, logo deveria ser possivel SIM aprender uma magia do nada.

Eu curti o metodo da bb e do thomas, só nao gostei da ideia de comprar as magias, ficou muito caro.

4 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 10:51 am

thomasfplm

avatar
Membro
Membro
Obs.: No sistema meu e da BB, obrigatoriamente a pessoa terá um efeito de cada nível em cada escola.



Última edição por thomasfplm em Sex Dez 14, 2012 2:13 pm, editado 1 vez(es)

5 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 11:19 am

Bb (Riza)

avatar
Membro
Membro
Você não tem que comprar as magias, você compra as escolas [dentro de fogo por exemplo tem 7 efeitos +/-], de qualquer forma isso já acontece no sistema do Lua e o dele da menos efeitos que o nosso.

6 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 12:54 pm

thomasfplm

avatar
Membro
Membro
Em ambos os sistemas, o conjurador tem um certo numero de efeitos de "brinde" que vem com os niveis e escolas, o que muda, é a quantidade e distribuição dos efeitos, em ambos, vc pode aprender efeitos (dentro do seu nivel e escolas) com outra pessoa que tenha um que vc não conheça.

A questão de comprar magias é uma coisa separada, e funciona assim:

Imagine que vc tem Arcana nv 2 com Advinhação, e pegou e pegou o efeito "ver o invisivel", agora vc quer o efeito "identificação", mas não tem NIMGUEM, com esse efeito, nesse caso especifico, vc pode gastar exp (4 por exemplo para um efeito de nv 2), para obter o efeito. A ideia é que para obter efeitos alem dos que vc ganha pela compra normal de niveis e escolas, seja pouco compensatorio, mas ao menos possivel.

Obs.: Pelo nosso sistema, se vc tiver so uma escola ou nivel 1, terá 1 efeito a menos que no do Lua, qualquer outra situação, terá mais efeitos.

7 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 4:58 pm

cristiano939

avatar
Ministro
Ministro
entendi...
eu sou a favor do metodo de compras tambem, SE o custo pra uma magia reduzir, for literalmente o nivel daquela magia, visto que xp é precioso pacarai

8 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 6:09 pm

thomasfplm

avatar
Membro
Membro
A ideia é estimular a "troca de conhecimento", entre os personagens, mas se alguem quiser um determinado efeito de qualquer jeito, tenha uma opção. Um último recurso.

9 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 6:45 pm

Erinn Moonbane

avatar
Membro
Membro
[Sugestão]

Começando do início, magos são aqueles que nasceram com circuitos mágicos no corpo. Em outras palavras, tem a capacidade de usar o mana através de canais de energia no corpo.

Mesmo que a pessoa tenha nascido com esses circuitos, eles estão desligados. Aprender a usar magia (no caso, comprar a perícia) seria aprender a ligar e desligar esse circuito. Bom, então agora você é um mago que sabe que pode usar magia e aprendeu como usá-la, mas falta uma coisa vital: ter magias pra usar.

Se você já tem a habilidade de ligar os circuitos mágicos no corpo, quer dizer que você pode manipular e de algum jeito "sentir" a magia. Mas é como se você tivesse conseguido abrir um livro fechado por um cadeado, mas as páginas estão em branco. É aí que entra a parte do conhecimento e do limite mágico.

As magias em si são como fórmulas matemáticas, porém mais complexas. Você precisa aprender a fórmula para executar o resultado. Existem várias escolas mágicas que possuem essas fórmulas: Abjuração, Conjuração, Evocação, Ilusão, Necromancia, Transmutação (Alquimia), Encantamento, etc. Um mago pode escolher especializar em uma ou mais escolas e é com isso que o mago irá preencher as páginas daquele livro em branco.

Em termos mais técnicos, a minha ideia é a seguinte:
1º - O mago não deve se limitar as escolas que ele possue. In-game ele pode aprender uma magia qualquer contanto que seja do caminho certo (arcana, teomancia, geomancia, trova) e tenha nível pra aprende-la (um mago nivel 2 não pode aprender uma magia nivel 3 ou 4). Os 2 magos devem ficar executando o ensino durante x minutos.

2º - A perícia de Conhecimento Mágico, Lecionar Magia, faz com que o mago seja um tutor experiente e diminua o tempo de ensinamento/aprendizado pela metade.

3º - Se um mago encontrar ou comprar um grimório, ele pode executar as magias do mesmo se tiver nível suficiente e o caminho certo, porém se ele perder o grimório de algum modo, ele esquecerá a magia, pois não aprendeu sua fórmula, enquanto efeitos de magia compradas por perícia ou aprendidas por outro mago podem ser escritas em outro grimório já que o mago tem o conhecimento daquilo.

4º - Lembrando que o mago aprende um efeito de uma magia e não uma magia em si. Se o mago aprender combustão, ele pode criar magias que possuam o efeito de combustão. Ex: Criar uma magia de toque que incendia o que toca ou criar uma magia de arremesso que incendia quando toca.

10 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sex Dez 14, 2012 7:04 pm

Faelon

avatar
Membro
Membro
Já disse e vou repetir: O que vocês querem fazer vai desbalancear o sistema e transformar magos em criaturas hiper-over-power sem esforço.

Magia com 32 efeitos de 'graça' (quando hoje você pode ter 12) por +- 55 EXP é MUITA coisa. Com esta quantidade de efeitos de magia, eu poderia criar feitiços que matassem grupos inteiros em instantes ou que simplesmente ignorariam qualquer outra habilidade no jogo, com excessão de Mithril.

O Kyro tem razão em grande parte. Mas eu não vejo forma de cobrar em EXP pelo aprendizado em qualquer escola, e acho que a forma mais prudente de fazer algo similar é o meu sistema. Como eu já disse, esse esquema de vocês é algo que por mim não entra. Se vocês tiverem alguma outra ideia, tudo bem. Mas eu não posso concordar com esse excesso de magia. Eu sei bem o que vai acontecer.

Acho que é difícil pra vocês entender que as escolas não são formas de magia separadas, mas sim agrupamentos teóricos, como também o são reinos, classes e filos. Não funcionam diferente umas das outras, são TODAS Arcana, ou TODAS Teurgia, ou TODAS Geomancia ou TODAS Trova... A questão é simplesmente fazer o jogador pagar EXP pelas magias que consegue.

Eu não vejo nada justo em ter nível 2 de Arcana com Abjuração e Evocação, comprar o nível 4 (+7 EXP, mais 4 efeitos) e então comprar Transmutação e só por isso ganhar mais 4 efeitos (5 EXP). Isso pra mim não é progressão. É excesso de expansão do limite de um mago. Afinal, ele não precisa estudar. Não precisa aprender a usar os efeitos, por que eles vão acabar por funcionar por conta própria.

Enfim, eu não concordo. Não com isso.

http://graal.forumeiros.net

11 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sab Dez 15, 2012 10:37 am

Erinn Moonbane

avatar
Membro
Membro
Agora que eu entendi o ponto do Lua e o porquê de terem criado essa enquete xD

Vou tentar analisar os dois métodos e usarei as magias que tenho com meu personagem que foram usadas (ou pelo menos estão no meu grimório) nos ultimos lives.

[Método da Bb/Thomas]

Um Mago nível 4 com 3 escolas teria 12 efeitos, sendo 4 para cada escola obrigatóriamente.

Se eu pegasse Abjuração, Advinhação e Evocação eu poderia ter[ Dissipar, Proteção, Absorver, Reverter], [Detecção, Identificação, Ver o Invisível, Falar a Verdade], [Rajada Mágica, Combustão, Impacto, Congelar].


[Método do Lua]

Um Mago nível 4 com 3 escolas teria 7 efeitos, porém teria a liberdade de escolher quaisquer efeitos entre as 3 escolas.

Com Abjuração, Advinhação e Evocação, eu poderia destribuir os efeitos da forma que eu quisesse. Se eu quiser ser mais ofensivo posso colocar mais pontos em Evocação e se eu quiser ter maior utilidade coloco em Abjuração e Advinhação.

Eu teria [Dissipar, Proteção], [Identificação, Ver o Invisível], [Rajada Mágica, Combustão e Impacto].


As minhas magias são: Mísseis mágicos [Impacto], Bola de Fogo [Rajada Mágica, Combustão], Identificar Magia [Identificação], Dissipar Magia [Dissipar], Escudo Mágico [Proteção (eu acho)], Armadura Arcana [Proteção(eu acho)], Materializar Arco e Espada Arcana (Não encontrei nenhum efeito de materialização)

Com o sistema do Lua eu consegui todas as magias que preciso e ainda sobrou um ponto para colocar em vero invisível, que poderá ser útil nos lives. Com o sistema da Bb e Thomas, eu fiquei com muito mais efeitos, podendo praticamente dobrar meu número de magias. Lembrando que oq o mago compra é apenas o efeito, ele pode criar diversas magias a partir desse mesmo efeito e é aí que entra a criatividade do mago.

Ps: Seria bom se tivesse o efeito [Barreira], que criaria um campo mágico que impede que que as pessoas passem por uma força misteriosa. Se eu misturasse com combustão criaria uma barreira de fogo Smile E isso não se aplica a Geomancia, que já tem as barreiras prontas nos efeitos.

12 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sab Dez 15, 2012 10:57 am

Erinn Moonbane

avatar
Membro
Membro
Outra coisa que tem que ser lembrada é que Arcana, Teomancia, Geomancia e Trova são caminhos diferentes de se executar uma magia.

Eu lembro de ter visto um post antigo do Lua que falava que tem magias internas e externas, no caso Arcana e Trova são internas e Geomancia e Teomancia são externas. Em outras palavras, arcana e trova usam o poder da própria pessoa (mana) enquanto Teomancia e Geomancia usam o poder externo, dos espíritos da Natureza ou de Deuses.

Eu sei que Arcana é o método tradicional que todos usam atualmente. O mago tem um grimório, executa uma magia e consome mana pra isso e Trova o Bardo executa a magia enquanto toca um instrumento e os versos da música são versos mágicos. Eu consigo imaginar a Trova sendo executada como uma magia normal, ou seja, o bardo toca a música e quando termina executa a magia, ou continua, o efeito persiste enquanto o bardo estiver tocando o instrumento.

Até aí ok, mas ainda n entendi o funcionamento de Geomancia e Teomancia. Teóricamente os dois caminhos não consomem mana porque é algo externo e eu não faço ideia de como aplicar isso xD Teomancia eu consigo imaginar algo como fazer uma oração e lembro de um sistema de cartas que o lua postou que era interessante, além de que da pra imaginar várias coisas como se fossem requerimentos que um Deus exige pra ter acesso a seus poderes, mas Geomancia eu naõ consigo pensar em nada.

[Ps: Teomancia poderia fazer com que o requerimento de Deuses Benignos fosse executado que nem magia Arcana, o Deus consome o mana da pessoa, porém o Clérigo executa através de orações (ou algo do tipo), Deuses Malignos exigem algo em troca (um sacrifício ou sangue por exemplo) e Deuses Neutros exigem coisas aleatórias (ex: Seri decide se irá permitir que você usa a magia ou não através de cara ou coroa por exemplo, um Deus da Ganância irá pedir uma oferenda em P.Os e por aí vai)

13 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sab Dez 15, 2012 11:22 am

Erinn Moonbane

avatar
Membro
Membro
Outra coisa (nossa, eu to postando muito hsauhsuahsuahs eu juro que paro alguma hora xD), seria interessante se tivessem pergaminhos/grimórios conseguíveis através de quests, side-quests ou escondidos no Live. Um mago que achasse um desses iria descobrir uma nova magia (Pode ser até uma magia lendária/proibida que não tem nos efeitos normais) e a regra seria assim: O mago precisa de alguém com magia de Identificação ou com a Perícia [Avaliar Item] para descobrir a magia.

Grimório: Um Livro com magias. Depois que for identificado a pessoas tem acesso as magias do mesmo, mas muitos grimórios tem magias que não podem ser copiadas ou aprendidas.

Pergaminho Mágico: Um pergaminho que possue um efeito de magia que pode ser aprendido depois de identificado. Porém alguns pergaminhos podem ser falsos ou amaldiçoados.

Relíquia Mágica: Um item mágico que possue um efeito. Por exemplo, um trevo de quatro folhas seria um item mágico com o efeito [sorte] (inaplicável no live, eu acho xD). Relíquias Mágicas serviriam mais para a história de um Live (Por exemplo, achar um anel e depois de identificar descobrir que é um anel de um vampiro para andar no dia), porém podem ter uso pessoal também, o que da um grande vantagem para a pessoa (mas vários tentaram roubar o item mágico, é claro)

Isso serviria também para incentivar as pessoas a terem ofícios para usar [Avaliar]. (Não confie em magos, eles vão roubar o pergaminho super ultra raro que você achou xD). Uma sugestão é que avaliar item descobrisse o que é o item, seu nome e qual o preço de venda, assim como se ele é um item raro ou é possível comprá-lo em uma loja.

14 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sab Dez 15, 2012 11:50 am

Faelon

avatar
Membro
Membro
A forma de conjurar ficará sendo igual, só pra não gerar mais problemas. Mudarão só os efeitos e a abrangência de algumas coisas. ^^

Eu gostaria que as regras fossem sintetizadas daqui pra frente. Nós já temos um tanto de ideias boas, agora temos de riscar as coisas que complicam nos Lives. Depois podemos pensar em fazer regras novas. ^^

http://graal.forumeiros.net

15 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Sab Dez 15, 2012 1:09 pm

Erinn Moonbane

avatar
Membro
Membro
É justo xD

primeiro fazer a base pra depois construir a ideia sem que ela caia

16 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Seg Dez 17, 2012 8:04 am

Bb (Riza)

avatar
Membro
Membro
Meu problema com isso é que depois que o manual estiver pronto vai ser mais chato de mudar por que ai vai ter que ficar revendo o manual e sempre vai ter alguem com a versão errada.

17 Re: Enquete sobre o sistema de magia em Seg Dez 17, 2012 4:22 pm

Faelon

avatar
Membro
Membro
Não, vai ter gente com a versão "errada" enquanto não tivermos manual. Independente de como ele seja resolvido. Se tivermos tudo escrito e registrado, podemos pensar em bolar outro manual ou melhorar o atual.

Francamente, eu já joguei na época em que havia um manual, ou vocês se esqueceram? Eu sei o que acontece.

Aliás, eu gostaria de lembrar que nem todas as sugestões, com votação ou não, eu colocarei no manual. Existem certas coisas que necessitam de experiência pra compreender. Se vocês quiserem jogar com regras assim, depois resolve-se isso. Por que aí minhas contribuições pra manual estarão terminadas. De certa forma, meu manual estará terminado. À partir dele, vocês fazem o que quiserem.

http://graal.forumeiros.net

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum